STTP intensifica conscientização sobre o respeito à travessia na faixa de pedestre

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, através da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), está intensificando as ações referente a travessia segura na faixa de pedestre.

Com uma maior presença dos agentes e educadores, principalmente em vias de grande fluxo, como a Avenida Floriano Peixoto, a autarquia está intensificando o trabalho de conscientização aos pedestres quanto ao uso da faixa, o lugar seguro para travessia, e simultaneamente, abordando os condutores quanto ao respeito às faixas e a preferência dos pedestres no momento da travessia.

Tomando como base os dados oriundos do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT): desde o começo do ano já foram registrados mais de 80 atropelamentos em Campina Grande. Comparando o mesmo período, em 2022, foram registrados 60 atropelamentos.

As ações de incentivo ao uso da faixa, realizadas pela Divisão de Educação de Trânsito da STTP, acontecem principalmente, na área central, onde um maior número de pessoas circula e, de acordo com dados do NEAT, este ano já ocorreram 35 atropelamentos neste local.

“Precisamos de um engajamento de toda a sociedade em prol da vida. No trânsito, todos somos responsáveis pela segurança viária. Respeitar a faixa é atitude básica para construir um trânsito mais seguro e humano. Nós, enquanto gestão, estamos realizando atividades educativas, de sinalização e de fiscalização, e lembrando que, no trânsito: Todos somos pedestres! É na faixa que a vida pede passagem. Nosso desejo é que os campinenses atentem para essa problemática”, destacou Dunga Júnior, superintendente da STTP.

A ideia, portanto, é fazer com que a mensagem de respeito à faixa de pedestres chegue com ampla divulgação midiática em mídias sociais, imprensa e material impresso, ao maior número possível de pessoas focando tanto nos transeuntes como nos condutores de veículos.

Paralelamente as atividades nas faixas, educadores e agentes de trânsito da STTP estão visitando escolas públicas e privadas, realizando palestras informativas sobre a segurança do pedestre.