Câmara aprova a criação de três novos bairros em Campina Grande

A cidade de Campina Grande passa a contar oficialmente com três novos bairros. Os vereadores se reuniram em sessão ordinária remota, na manhã desta sexta-feira (17), e aprovaram o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, que cria os bairros de Santa Teresinha e Tropeiros da Borborema.

O terceiro bairro, o Bento Figueiredo, foi incluído no projeto através de uma emenda de autoria do vereador Sargento Neto (PSD). Foram aprovados ainda 15 requerimentos.

A sessão, realizada por meio de videoconferência, foi presidida pela vereadora Ivonete Ludgério (PSD) e contou com a presença de 19 vereadores.

O projeto de lei de número 102/2020 foi aprovado, com uma emenda, por maioria. A criação dos bairros de Santa Teresinha e Tropeiros da Borborema é uma solicitação da Secretaria de Planejamento.

“Tal pedido se justifica diante da necessidade de se criar bairros, para dividir o território municipal, permitindo, assim, que o morador da localidade possa identificar sua área de residência”, explicou o prefeito Romero Rodrigues na exposição dos motivos do PL. “Além disso, a criação e denominação de bairros é reflexo do desenvolvimento urbano do município, considerando as intervenções urbanísticas, os novos empreendimentos e a expansão de áreas ocupadas”.

Os dois novos bairros, propostos pelo Executivo, se situam na zona leste da cidade.

A comunidade de Santa Teresinha, localizada às margens da BR-230, na saída para o litoral, que já foi considerada uma área essencialmente rural, cresceu bastante nos último anos e agora recebe a classificação de bairro.

Enquanto que o novo bairro Tropeiros da Borborema fica localizado ao lado, margeando a BR-230 e a Alça Leste, fazendo divisa com os bairros do Mirante, José Pinheiro, Monte Castelo e parte de Nova Brasília.

Já o bairro Bento Figueiredo foi incluído no projeto através de uma emenda de autoria do vereador Sargento Neto. O bairro fica localizado ao lado da UFCG, conectado com os bairros de Bodocongó, Monte Santo, Bela Vista, Palmeira e Bairro Universitário. É uma área privada que já apresenta uma ampla infraestrutura, em forma de loteamento, para receber novas edificações.

A matéria segue agora para ser sancionada pelo Poder Executivo. O texto na íntegra, assim como os anexos contendo as delimitações e localizações na forma da lei, além da emenda, pode ser encontrado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) no portal da Câmara Municipal de Campina Grande.