STTP recebe dirigentes de mobilidade urbana da Bahia para intercâmbio em tecnologia

Foto: Codecom-CG

Na manhã desta quinta-feira, 10, o Superintendente da STTP, Dunga Júnior, esteve recepcionando uma comitiva de dirigentes de trânsito e de mobilidade urbana de quatro municípios do interior da Bahia.

A visita da delegação baiana ocorreu em virtude da formalização de assinatura de um convênio para cooperação técnica de intercâmbio de ações na área de informações e de tecnologia, a ser fornecidos pela prefeitura de Campina Grande.

Estiveram presentes: Wagner Melkart Carvalho de Almeida, Especialista em Gestão, Educação e Segurança do Trânsito, de Jacobina; Cosme Lima Bitencourt, Secretário da Secretária Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, de Santo Antônio de Jesus -BA; Karla Geambastiane, da Superintendência Municipal de Trânsito, de Jequie-BA, e; Carlos Eduardo Santos Lopes da Luz, da Secretaria de Mobilidade de Cruz das Almas – BA. O encontro também contou com a participação de Isabela Gaspar, representante da cidade de Macapá – AP, no Conselho Federal de Psicologia na Câmara Temática do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito).

Ainda na sala de reuniões da STTP, o superintendente Carlos Dunga, destacou para os membros da comitiva os avanços da autarquia ao longo da atual gestão, a partir do uso das tecnológias agregando ao potencial dos servidores, ressaltando especialmente sobre o funcionamento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), e destacando o norteamento das ações da autarquia de trânsito, seja no plano educativo, nas demandas de engenharia ou fiscalização.

Dentre as ações apresentadas pela STTP à comitiva baiana estão: a Gestão do transporte público, com a diminuição dos preços das passagens, acompanhamento via GPS dos ônibus em tempo real, acesso às rotas via QR Codes e o aplicativo MobiCG; o Monitoramento viário por câmeras; o Laboratório Especializado em Desenvolvimento Semafórico (LEDS), que é responsável pela fabricação e manutenção de semáforos em Campina Grande; O Aplicativo de combate à importunação e ao assédio sexual, JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio); O processo eletrônico de registro de infrações de trânsito e julgamento de recursos na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), o robô Bernardo, de atendimento virtual de serviços à população, dentre outros assuntos.

Para o superintendente Dunga Júnior, a visita dos dirigentes baianos, e da representante do Amapá, na Câmara Temática da Sentran (Secretaria Nacional de Trânsito), “foi um momento muito importante de fortalecimento desse compartilhamento das cooperações técnicas, e que está sendo realizado também com várias outras cidades de médio e grande porte do país, justamente para levar informações, tecnologia e inovações, para aplicação do planejamento das ações de mobilidade e de segurança viária.