UEPB decide adiar início do período letivo 2020.2

Foto: Ascom

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou a Resolução 001/2021 ad referendum do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que altera o início do semestre letivo 2020.2, antes previsto para o dia 17 de fevereiro.

Com isso, agora, as aulas dos cursos de graduação da UEPB terão início no dia 1º de março. A mudança foi feita para que gestores e técnicos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e dos cursos da Instituição tivessem tempo hábil para realizar ajustes de matrículas, cancelamentos das reprovações ocorridas no semestre 2020.1 e, consequentemente, o fechamento dos históricos acadêmicos.

Essa mudança também garantirá a realização de procedimentos técnicos e acadêmicos para a continuidade dos componentes curriculares iniciados em 2020.1 e não integralizados até o presente momento, em consequência dos impedimentos impostos pela pandemia para a realização de práticas presenciais.

Com o novo calendário também será possível a conclusão de processos de seleção para contratação de professores substitutos, como também a manutenção do total de 78 dias letivos para o semestre 2020/2.

A alteração no calendário acadêmico não trará prejuízo do cumprimento da devida carga horária dos componentes curriculares, os quais devem ser realizados em conformidade com os respectivos Planos de Curso de cada professor, devendo as atividades acadêmicas contidas nos mesmos expressarem a necessária articulação entre o agir pedagógico e o desenvolvimento humano.

Agora, as atividades acadêmicas continuarão atendendo os objetivos previstos no processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento das competências e habilidades a serem alcançados pelos estudantes em circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia da Covid-19.