UEPB vai ofertar quase 6 mil vagas em cursos superiores via SiSU

Foto: Ascom

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária realizada nesta quinta-feira (5), o Termo de Adesão da Instituição ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) referente ao semestre 2025/1.

Ao todo, a UEPB vai ofertar 5.970 vagas para todos os cursos de Graduação existentes nos oito Câmpus da Instituição.

A Resolução homologada pelo Consepe estabelece o quantitativo de vagas para ingresso nos cursos de Graduação da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado quanto nos cursos de Licenciatura, e considera também a Lei nº 12.122 de 9 de Novembro de 2021, que estabelece a bonificação de 10% nas notas do Enem para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou privadas da Paraíba.

A UEPB ofertará para o semestre letivo 2025/1, 3.209 vagas, e 2.761 para o 2025/2. Este número, conforme estabeleceu a PROGRAD abrange todos os cursos regulares da modalidade presencial nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.

O procedimento de adesão ao SiSU 2025 leva em conta a nota obtida pelos estudantes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024.

Para ingresso em todos os cursos da UEPB ficou estabelecido a quantidade de 400 pontos como a nota mínima obtida na redação do Enem. Eventuais vagas remanescentes ou adicionais serão preenchidas por seleção própria, com critérios definidos em edital publicado pela PROGRAD.

A Resolução estabelece a política de reserva de vagas no âmbito dos cursos da UEPB, tanto nos cursos de Bacharelado como de Licenciaturas, para pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, trans (transexuais, travestis e transgêneros), pessoas com deficiência, pessoas oriundas de escolas públicas e pessoas consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que estudaram em escolas privadas com bolsa de estudo integral, conforme definição do Consepe.