UFCG abre 60 vagas para curso de instalador de sistemas de energia solar

Foto: Ascom

Estão abertas até 15 de dezembro, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus sede, as inscrições do Processo Seletivo de Estudantes para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) – Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). São oferecidas 60 vagas.

O curso presencial, gratuito, é voltado para estudantes e trabalhadores, que tenham concluído o Ensino Fundamental I e com idade mínima de 18 anos.

Serão ofertadas duas turmas: turma 1, com aulas iniciadas em 01º de fevereiro de 2024; e turma 2, com aulas a começar em 4 de março de 2024. O preenchimento das turmas será pela ordem do sorteio, podendo o candidato migrar de uma turma para outra em concordância com outro candidato.

As inscrições estão sendo feitas, presencialmente, das 8h às 12h, na Coordenação Geral do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na UFCG, localizada no Laboratório de Alta Tensão, Bloco CF.

No ato da inscrição, serão exigidos: cópia dos documentos pessoais (RG e CPF, Título de Eleitor e Certidão ou comprovante de votação) e documentação comprobatória referente à escolaridade.

As vagas serão preenchidas mediante sorteio, a ser realizado às 10h do dia 18 de dezembro no Canal TV UFCG no Youtube. O resultado será divulgado na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex).

Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula das 8h às 12h dos dias 21 e 22 de dezembro.

Sobre o curso

O curso terá carga-horária de 200 horas e apresentará os seguintes conteúdos: Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaicos.; Fundamentos de Energia Solar Fotovoltaica; Tecnologia Fotovoltaica: Módulos, Arranjos, Célula; Sistemas Fotovoltaicos: Isolados, Conectados à Rede, Híbridos, Bombeamento de Água; Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico; Montagem de Sistemas Fotovoltaicos; e Estudo de Viabilidade de Negócio.

A capacitação está sendo ofertada com recursos oriundos da Chamada Pública Qualifica Mais EnergIFE, voltada à promoção da oferta de cursos na área das Energias Renováveis, proposto pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC-MEC).