A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em reunião extraordinária realizada nessa segunda-feira, dia 13, e terça, 14, aprovou resolução que autoriza a implantação do Regime Acadêmico Extraordinário (RAE) – um conjunto de atividades acadêmicas não presenciais.
Também foi aprovada a oferta de um período suplementar (2020.3) para equalizar as atividades acadêmicas da universidade, tendo em vista a suspensão das atividades presenciais causada pela pandemia.
Com contribuições dos principais interlocutores do projeto pedagógico institucional, especialmente os coordenadores de curso, e das discussões no Colégio dos Pró-Reitores de Graduação (Cograd) da Andifes, o RAE oferta atividades acadêmicas diversificadas: seminários, palestras, minicursos, workshops, entre outras.
Disciplinas, orientação e defesa de trabalho de conclusão de curso, oferta e participação em cursos mediados por tecnologias digitais estão contemplados.
Orientações de práticas e estágios deverão obedecer às respectivas diretrizes curriculares nacionais do Conselho Nacional de Educação, em conformidade com a Portaria do MEC Nº 544/2020.
Na quinta-feira, dia 16, após revisão protocolar, a resolução detalhando o Regime Acadêmico Extraordinário será publicada no portal da UFCG.