União nacional DEM-MDB coloca paraibano na linha sucessória de Maia

Foto: Agência Câmara

A decisão dos partidos DEM e MDB de se afastaram do grupo denominado de “Centrão” e assumirem uma postura mais independente no Congresso Nacional deve ter desdobramentos na eleição para a presidência da Câmara.

O DEM hoje controla as duas Casas Legislativas, tendo Rodrigo Maia como presidente da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre no comando do Senado.

Os dois partidos devem fechar um acordo para que os poderes sejam divididos. Assim, a Câmara continuaria nas mãos do DEM e o Senado passaria a ser presido pelo MDB (novamente).

Se essa engenharia se concretizar, um paraibano pode estar entre os nomes possíveis candidatos a suceder Rodrigo Maia na presidência da Câmara. Trata-se do deputado Efraim Filho, atual líder da bancada do DEM, que vem alcançando a confiança dos pares.

Não seria primeira vez que a família Morais ocuparia o cargo. Em 2013, o atual secretário de Agricultura da Paraíba, Efraim Morais, assumiu a presidência da Câmara com a renúncia do então presidente da Casa, Aécio Neves, para assumir o Governo de Minas Gerais.

Efraim era o vice-presidente da Câmara e inclusive deu posse ao ex-presidente Lula para seu primeiro mandato.