O vice-presidente da Federação dos Municípios (Famup), André Gomes, prefeito da cidade de Boa Vista, comentou nesta quarta-feira (16) os problemas envolvendo a falta de recursos para a Saúde na área da 2ª Macrorregião, que abrange 69 municípios.
Para André, se faz necessário e urgente a abertura de uma discussão sobre a repactuação dos serviços de Saúde nos municípios atendidos por Campina Grande.
“Quando se fala em política de Saúde, não se pode tratar só Campina. Tem que olhar para uma população de 1,2 milhão de pessoas, que residem na segunda macro”, disse.
O gestor explicou que os valores disponíveis pela tabela SUS não cobrem totalmente os procedimentos, assim como, a quantidade ofertada é bem menor que a demanda.
“Por exemplo: o município de Boa Vista é pactuado com Campina Grande e temos direto a sete cirurgias de catarata por ano, no entanto, a quantidade que a gente precisa fazer é de 40 a 50 procedimentos”, disse.
Outro fator citado pelo prefeito é a defasagem da pactuação, que foi firmada em 2009, há 13 anos. De lá para cá, as demandas aumentaram, mas não houve atualização pelo Ministério da Saúde nos procedimentos ofertados pelo SUS.