Autoridades da Saúde se reúnem para discutir atuação durante O Maior São João do Mundo

Foto: Ascom

Responsáveis pelos órgãos de saúde instalados em Campina Grande, como Samu, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital de Trauma se reuniram com o Ministério Público na manhã desta segunda-feira (15) para discutirem o plano de atuação d’O Maior São João do Mundo.

Os representantes da Arte Produções, responsável pela execução do evento, apresentaram o planejamento da estrutura destinada às operações de saúde previstas para a festa, mostrando na ocasião a planta baixa com os pontos de apoio do Parque do Povo.

O espaço separado para o posto médico terá o tamanho 12×7 metrôs quadrados e estará localizado próximo à Pirâmide. Foi disponibilizado para os órgãos públicos também um outro espaço de 5 metros quadrados na rua Tiradentes, que pode ser ocupado por uma ambulância.

O Corpo de Bombeiros também propôs algumas soluções para a retirada de possíveis vítimas de ferimentos. Um heliporto será montado na quadra de esportes do Quartel de Bombeiros. Treinamentos de salvamentos serão realizados antes do evento.

A Secretaria de Saúde aumentou de quatro para oito o número de ambulâncias, bem como ampliou o número de profissionais tanto no posto fixo no Parque do Povo quanto para as duas UPAs. Os distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista também terão atendimento médico reforçado durante suas respectivas atividades.

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande terá uma ambulância do hospital durante 21 dias do evento operando no Parque do Povo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disponibilizará 12 ambulâncias com suportes básico e avançados, nas ruas próximas ao Parque do Povo.

A Vigilância Sanitária lembrou ainda do decreto RDC 727-2022, que proíbe a comercialização de bebidas acrescidas de substâncias e engarrafadas. Pediu, ainda, fiscalização para comerciantes e participantes não entrarem com esses engarrafados no local do evento.

A promotora de Justiça, Adriana Amorim de Lacerda, conduziu a reunião e assinou o termo que também enfatiza medidas de segurança da saúde para os eventos Namoradilha, Beijadrilha e Bloco Vai de Bet, que ocorrerão dias 04, 11 e 18 respectivamente.