Centro de Saúde da Bela Vista vai se tranformar em Policlínica. Veja o que muda

Foto: Codecom/CG

Os centros de Saúde de Campina Grande estão sendo reformados e transformados em Policlínicas, ou seja, passarão a ter laboratórios próprios para exames de sangue e cada um deles passará a ser um centro de referência para atendimento em uma especialidade.

Essa mudança já ocorreu com a Policlínica do Catolé, que havia sido reformada no final de 2020 e recebeu um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); com a Policlínica da Palmeira, que foi completamente reformada, e com a Policlínica de São José da Mata, que ainda vai receber reforma, mas já oferece exames de sangue no próprio distrito.

Com relação ao Centro de Saúde da Bela Vista, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma reforma no espaço, cuja estrutura não suportava mais o funcionamento regular, por causa das infiltrações provocadas pelas chuvas. Contudo, logo após o início da obra, a empresa vencedora da licitação, abandonou a reforma. Sendo assim, a Prefeitura notificou judicialmente a empresa e precisou esperar o prazo legal para realizar um novo procedimento licitatório, que vai acontecer no próximo dia 26 de agosto.

Enquanto isso, momentaneamente, os atendimentos do Centro de Saúde passaram a ser realizados na UBS da Bela Vista, que fica na mesma rua, uma vez que não é possível reabrir o prédio no estágio atual.

Assim, a equipe do Centro de Saúde passou a atender a população na UBS. Os médicos especialistas, que atendiam no Centro de Saúde (CS), passaram a atender em outras Policlinicas e Centros, provisoriamente.

Assim como na Bela Vista, o CS da Liberdade também passará por reestruturação. Outras dez unidades serão reformadas neste segundo semestre, dentro do eixo de recuperação e revitalização dos prédios da Atenção Básica de Saúde. Além disso, haverá a construção de uma UBS no bairro das Malvinas.