CG passa a integrar Comissão Estadual de Vacinação contra a covid-19

Foto: Codecom/CG

O Município de Campina Grande vai passar a fazer parte das discussões relativas à divisão, distribuição e organização da vacina contra a covid-19 no âmbito estadual da Paraíba.

Após reiteradas solicitações de inclusão no debate, a Prefeitura de Campina Grande foi convidada a fazer parte da Comissão Estadual de Vacinação contra a covid-19.

Nesta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Saúde participará, de forma remota, da primeira reunião da comissão.

A medida, tomada pela Secretaria Estadual de Saúde, atende também a uma decisão da Justiça Federal, que obriga o Estado a publicizar os critérios de distribuição das doses entre os municípios.

A inclusão de Campina Grande nas discussões acontece após uma série de questionamentos, levantados pelo prefeito Bruno Cunha Lima, à condução estadual do processo de distribuição das vacinas.

Após esses questionamentos, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado da Paraíba identificaram falhas importantes nas divisões de doses, que inclusive são citadas na decisão judicial.

O prefeito encarou a inclusão da cidade de Campina Grande na Comissão como um ato, ainda que tardiamente, de justiça.

“Campina Grande é a segunda maior cidade da Paraíba e, no entanto, não era ouvida nas discussões sobre a estratégia da campanha de imunização. Nós estamos fazendo o nosso dever de casa, inclusive com o reconhecimento dos Ministérios Públicos, e, face a tudo isso, nada mais justo que o município esteja dentro do debate. Nós queremos contribuir para este processo, levando nossa experiência, ouvindo o Estado e os outros municípios e monitorando e ajudando a elaborar as estratégias”, disse o prefeito.