Covid-19: 14 municípios paraibanos decidem editar seus próprios decretos

Foto: Ascom

Os municípios localizados nas regiões do Curimataú e Seridó da Paraíba decidiram adotar medidas próprias de prevenção à Covid-19.

A definição ocorreu após reunião, na manhã desta quinta-feira, 11, entre prefeitos e secretários de saúde das cidades que integram o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó Paraibano.

Integram o Consórcio os municípios paraibanos: Algodão de Jandaíra, Barra de Santa Rosa, Baraúna, Cuité,  Picuí, Damião, Cubati, Sossego, Soledade, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho, Nova Floresta e São Vicente do Seridó.

Também Jaçanã e Coronel Ezequiel, municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito do Município de Barra de Santa Rosa, Neto Nepomuceno, a proposta é que os 16 municípios das duas regiões definam regras próprias para o combate à pandemia.

Para isso, os decretos que deverão ser publicados ainda nesta sexta-feira, 12, serão formulados com base na realidade de cada município.

“Aqui em Barra de Santa Rosa nós temos apenas três casos ativos da doença, conforme o boletim epidemiológico do dia 10 de março. Por isso, entendemos que as medidas precisam estar de acordo com os dados da doença, especialmente no que se refere a taxa de transmissibilidade e os números de novos casos que estão sob controle”, disse o prefeito Neto Nepomuceno.

Na reunião, foram apresentadas as medidas que não devem ficar de fora dos decretos municipais. Entre elas estão o uso obrigatório da máscara e do álcool 70%; fechamento de ginásios esportivos, piscinas e vaquejadas; igrejas, academias, bares e restaurante com capacidade máxima de 30% e limite de funcionamento até as 21h; assim como o comércio, que deve adotar o sistema delivery após as 21h.

O documento também orienta os gestores municipais que mantenham o funcionamento das tradicionais feiras livres, desde que garantindo distanciamento entre os bancos.

Nesse caso, também ficou recomendado o controle no fluxo de pessoas para evitar aglomeração e a obrigatoriedade da disponibilidade de álcool para comerciantes e clientes, que também devem permanecer sempre de máscara.

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Curimataú e Seridó Paraibano é formado por 14 cidades do Estado da Paraíba e mais duas cidades do Rio Grande do Norte.