Diretores de escolas municipais mantem paralisação de atividades presenciais em CG

Foto: Ascom

Em nova assembleia virtual realizada nesta terça-feira, 25, pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e Borborema (Sintab), as diretoras e os diretores de escolas e creches de Campina Grande decidiram manter paralisadas as atividades presenciais, até que haja vacinação em massa dos profissionais da educação e da população.

Na ocasião, um ato simbólico de protesto, com número restrito de participantes, foi agendado para esta quinta-feira, 27, a partir das 9h30, na frente da Secretaria de Educação (Seduc).

Conforme reforçou o presidente Giovanni Freire na abertura da assembleia, apesar dos ofícios encaminhados, não houve resposta da gestão municipal sobre a inclusão dos profissionais da educação no cronograma de vacinação do município.

“Nós temos cobrado do prefeito, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde, um cronograma de vacinação para estes profissionais. Além de não terem sido incluídos na vacinação ainda, não existe testagem de Covid-19 para eles”, frisou.

A inclusão dos profissionais da educação nos grupos prioritários tem sido cobrada pelo Sintab desde o início do processo de vacinação no país, como destacou a vice-presidente, Monica Santos.

“Nós estamos cobrando a vacinação dos profissionais da educação desde o início, mas o respeito tem sido muito pouco, apesar do compromisso da categoria em realizar suas funções de forma exemplar, ainda que diante de tantos desafios. Nós estamos perdendo muita gente para esse vírus, é uma situação inaceitável”, avaliou.

O diretor de Comunicação do Sintab, Napoleão Maracajá, lembrou que a ocupação de leitos em Campina beira o colapso.

“No Hospital de Clínicas a ocupação chegou a 100%. Falta leito também na rede privada. Se adoecer mais gente para onde esse pessoal vai ser encaminhado? Se o governo tivesse algum nível de sensibilidade com os estudantes e com os profissionais de educação, sequer cogitaria atividade presencial sem que tenha vacina para toda a população no município”, salientou.

Além do ato simbólico, nova assembleia de avaliação será agendada para a próxima semana. Enquanto isso, o Sintab continuará tentando resposta da Prefeitura e da Secretaria de Educação, sobre o início da vacinação para os profissionais da categoria na cidade.