Especialista comenta válvula dispersora aberta e possibilidade de Boqueirão sangrar

O engenheiro Isnaldo Costa, especialista em recursos hídricos, comentou nesta sexta-feira (12), a possiblidade do açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, sangrar ainda este ano.

Isnaldo explicou que para ter um prognóstico melhor em relação à sangria do reservatório, será preciso aguardar o comportamento climático na região do Cariri paraibano no mês de abril.

“Essas chuvas, para Boqueirão, precisam ser com mais intensidade em toda a bacia de contribuição, vindo pelos rios Taperoá e Paraíba”, ressaltou.

O engenheiro esclareceu o motivo para as válvulas dispersoras do açude de Boqueirão continuarem abertas.

“A vazão é muito pouca, é tudo controlado. Precisamos atender a população ribeirinha, que está próxima a margem do rio Paraíba, para dessedentação animal e outras atividades. É uma coisa salutar e tecnicamente correta”, frisou.

Isnaldo comparou a realidade de Boqueirão com a dos açudes de Poções e Camalaú, que ficam no curso do rio Paraíba e recebem as águas da Transposição do Rio São Francisco.

Segundo ele, ambos estão com as comportas abertas liberando água, que chegam ao açude de Boqueirão. “Abre-se essa válvula dispersora com 1.500 litros por segundo e essa água chega ao açude Epitácio Pessoa”.