Mutirão da Catarata realiza cirurgias no Hospital de Clínicas em Campina Grande

Foto: Secom-PB

O Programa Opera Paraíba deu início a mais um mutirão de cirurgias de catarata no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A ação começou, nessa segunda-feira (17), e serão disponibilizados 150 procedimentos até esta quarta-feira (19), uma média de 50 intervenções por dia.

O Hospital de Clínicas é referência do Programa Opera Paraíba em todo o estado, além dos mutirões de catarata e cirurgias eletivas, realiza uma média de 30 cirurgias por dia, em mais de 15 especialidades.

Segundo o diretor-geral do HC, o médico Thyago Morais, esta é a sexta etapa do Mutirão de Catarata no Hospital de Clínicas. Somente este ano, foram realizados mais de mil procedimentos oftalmológicos.

“O Programa tem avançado cada vez mais e tem feito com que a população saia da fila de espera tendo, de fato, esperança ao saber que o programa Opera Paraíba pode contemplá-la, evitando aquelas longas filas de espera que existiam antigamente na Paraíba”, informa.

O mutirão visa agilizar o acesso ao atendimento médico para aqueles que aguardam por cirurgias oftalmológicas nas regiões do interior do estado. Como é o caso de dona Mércia Sampaio, moradora do Sítio Urubu, em Boa Vista.

“Eu procurei a Secretaria de Saúde de Boa Vista, entreguei meus documentos em abril, em junho eu fiz a cirurgia do primeiro olho e agora, estou voltando para fazer do segundo. Eu usava o grau mas, se tirasse, não via as letras. Fiz exame de vista e o médico disse que eu tinha que fazer a cirurgia porque o grau não adiantava de nada, eu iria só gastar dinheiro”, relata.

Para dona Genuína Alves de Araújo, do povoado da Barra, no município de Juazeirinho, estava difícil cuidar dos afazeres domésticos do dia a dia. “Minha vista já não dava para escolher o arroz, o feijão. Agora eu já estou enxergando melhor porque faz um mês que fiz o primeiro olho e, assim que melhorar, quero muito voltar a costurar e a bordar”, conta.

O Programa Opera Paraíba oferta cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas e de otorrino, cirurgias de proctologia, vascular, ortopédicas, mastectomias, bariátricas, odontológicas para pessoas com necessidades especiais, cirurgias e ambulatório de endometriose, cirurgia de cabeça e pescoço (tireóide), urologia (cálculo renal), mamoplastia redutora para fins não estéticos, cirurgias de retirada de pterígio e a realização de exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) e Colonoscopia.