Olimpíada de Trânsito: STTP realiza prova da faixa com estudantes

Foto: Codecom-CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou nesta segunda-feira, 04 de setembro, a prova da “Faixa de Pedestres”, uma atividade que integra a primeira fase da Olimpíada de Trânsito. Essa etapa se estenderá até 30 de setembro, com a participação de 19 escolas, sendo dez da rede municipal e nove da rede particular de ensino.

Em meio a campanha de respeito à faixa, desenvolvida pela autarquia e com título de “É na Faixa que a Vida pede Passagem”, o trabalho executado pelos alunos orienta condutores e pedestres sobre a necessidade de agir pela humanização no trânsito.

De acordo com o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), desde o começo do ano já foram registrados mais de 80 atropelamentos em Campina Grande. Comparando o mesmo período, em 2022, foram registrados 60 atropelamentos. E ainda, de acordo com dados do NEAT, só na área central ocorreram 35 atropelamentos em 2023.

“A ação realizada pelas escolas acontece em consonância a um trabalho executado pela STTP, de revitalização das faixas de pedestres, e ainda de conscientização que vem acontecendo através da abordagem da equipe de educação da autarquia, quanto ao uso da faixa. O nosso objetivo é chamar atenção dos usuários da via para uma travessia segura e, neste sentido, a participação do alunado vem contribuir com a mudança de comportamento, destacou Dunga Júnior, superintendente da STTP.

Tendo como tema “Para ir, chegar e voltar, escolha a vida!”, a nona edição da Olimpíada objetiva despertar na comunidade escolar a cultura da segurança viária, a partir de atitudes que valorizem a humanização do trânsito.

Após as etapas prévias, a competição será mantida por meio da gincana, com encerramento no final do mês de outubro, premiando as três mais bem classificadas, públicas e privadas.