Opinião: E num é que Dr. Gerado tinha razão!

Foto: Blog do Max Silva

Diante da informação referente ao aumento exponencial de casos de Covid-19 em Campina Grande nas ultimas 24 horas, cabe resgatar trecho de uma fala do secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, durante entrevista na Rádio Panorâmica FM, e repercutida neste blog.

Há quase duas semanas, ele expressava a seguinte situação: “Nós teremos um aumento substancial nos casos de coronavírus e no número de mortos, se as pessoas não se conscientizarem da importância do ficar em casa”.

E não é que ele estava certo! A população não ouviu e foi às ruas, seja por necessidade financeira ou por puro descrédito na medicina e agora começamos a vivenciar uma realidade preocupante.

São 261 casos, com 66% dos leitos em UTI já ocupados em Campina Grande, que além de atender seus moradores, recebe pacientes com Covid-19 de cidades vizinhas.

Os apelos do secretário, que é um pneumologista, e de outras autoridades para que as pessoas obedecessem ao isolamento social eram justamente para evitar que chegássemos a uma situação semelhante a atual ou ainda pior.

Ao que parece, o brasileiro vai continuar fazendo jus ao velho adágio popular que “só fecha a porta depois que é roubado”.