Pesquisa da UFCG: Paraíba ainda não chegou ao pico da pandemia

Foto: Ascom

Foi divulgado nesta semana mais um relatório de pesquisa realizado pelo professor Josenildo Brito de Oliveira, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com previsões para o número de casos e óbitos relacionados à Covid-19 no Brasil, em São Paulo e na Paraíba.

Segundo o trabalho, não há evidência de que os números tenham alcançado a chamada “zona de platô”, ou seja, uma estagnação.

“Os números apontam uma tendência crescente. Por esse motivo, ainda não se recomenda relaxar as medidas de contenção”, advertiu o professor.

Até o próximo domingo, 14, ele alerta que a Paraíba deve se aproximar do 29 mil casos de coronavírus, e de aproximadamente 640 óbitos pela pandemia. No Brasil, os números devem chegar aos 800 mil casos e 40 mil óbitos.

Para realizar as previsões, o professor Josenildo utiliza dados do Ministério da Saúde e governos de PB e SP. Também são obtidas informações do site da conceituada Universidade Johns Hopkins (EUA). O trabalho ainda conta com a participação do estudante Pedro Barbosa (UAEP/CCT).

Da redação com Ascom