Prefeitura de Campina Grande vai abrir 19 leitos no Hospital da Criança

Foto: Codecom/CG

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai abrir 19 leitos pediátricos no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA). O objetivo é garantir a expansão da capacidade instalada de atendimento para enfrentar os períodos de aumento no número de internação.

O HCA teve um pico de atendimentos no mês de abril, com 6.543 pacientes, o maior já registrado na história da unidade hospitalar em único mês. Em maio, o número de socorros caiu para 5.123 e nos meses seguintes ficou acima de 3 mil atendimentos. A intenção é estruturar a rede para os períodos de aumento das doenças sazonais nas crianças, como bronquiolite e viroses.

“Todos os anos temos esse aumento e os hospitais ficam lotados, no país todo, criando medidas de emergência. Então, pensando no futuro, nessa sazonalidade, até porque no momento o fluxo diminuiu, já faremos a ampliação dos leitos de enfermaria. Serão 19 novos leitos, todos eles com pontos de oxigênio. Ou seja, é uma medida profilática para quando chegar esse período, nós estarmos preparados para dar esse atendimento”, disse o diretor do HCA, Pablo Nunes.

Atualmente, o hospital dispõe de 72 leitos, sendo 57 de enfermaria, 6 de UTI, outros 6 de observação e 3 da área vermelha. Os 19 novos leitos serão instalados em um espaço antes inutilizado na própria estrutura do hospital.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde também lançou um edital de convocação de médicos pediatras e de médicos clínicos para atendimento infantil nas emergências municipais da cidade.

Além disso, foram abertos 12 leitos de enfermaria e 3 de UTI no Hospital Municipal Pedro I e foram contratualizados 19 leitos de enfermaria no Hospital da Clipsi e outros 11 de enfermaria e 5 de UTI no Hospital HELP. Também foi aberto atendimento pediátrico no Hospital Municipal Dr. Edgley e no Centro de Saúde Francisco Pinto.