Psicóloga dá dicas para idoso lidar com isolamento social

Foto: Agência Brasil

Os idosos são os mais vulneráveis entre os grupos acometidos por complicações do Covid-19. Logo, eles devem se isolar. No entanto, muitos filhos estão preocupados diante da “rebeldia” de seus pais que são ativos e se recusam a permanecer em casa para se proteger do novo coronavírus.

Para a psicóloga Raissa Nóbrega, da Hapvida, é preciso cuidar da saúde mental dos mais velhos. As famílias devem estar preparadas para dar suporte aos idosos nessa fase de isolamento social.

“A gente pode tentar ressignificar, reprogramar e adaptar aquilo que ele pretendia fazer fora. Uma caminhada é importantíssimo para o idoso porque vai manter a mente ativa, o corpo ativo , mas ele pode fazer exercícios dentro das limitações , dentro de casa”, ressalta Raissa.

Para afastar a sensação de isolamento, é recomendável também assistir aos programas de TV, filmes e séries, palavras cruzadas, caça-palavras, quebra-cabeça, ler, ouvir música, cantar, dançar ao som das músicas preferidas, organizar os armários e gavetas, dedicar-se à higienização da casa e cuidar do animal doméstico, entre outras atividades.

Da redação com Ascom