PMCG vai reformar centro de zoonoses e firmar convênios com ONGs da causa animal

O prefeito Bruno Cunha Lima revelou que, dentro de aproximadamente 30 dias, assinará a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Centro de Zoonoses. O investimento será superior a R$ 500 mil, sendo aplicados recursos próprios do Município, que já estão garantidos.

O prefeito informou que está planejando, com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e com a Coordenadoria de Meio Ambiente, a implantação de um “santuário” na zona rural, destinado aos animais de grande porte (apreendidos no Centro de Zoonoses, mas cujos donos não apareceram para resgatá-los), devendo ficar na unidade, no bairro de Bodocongó, só os que estão em fase de recuperação da saúde. O futuro espaço está sendo delimitado.

Bruno Cunha lima também confirmou a criação da Secretaria Executiva de Direito e Bem-Estar Animal, para que possa interagir com todas as pastas, como Saúde, Educação e Esportes. Pretende-se, com isso, que seja criada e consolidada no Município uma cultura de preservação, cuidado e proteção aos animais.

Outra iniciativa definida para 2023: o governo municipal estabelecerá convênios, já neste primeiro semestre, com Organizações Não-Governamentais, beneficiando com suporte financeiro entidades parceiras do poder público dedicadas a cuidar dos animais. Para tanto, colocou no orçamento municipal recursos financeiros que garantem o repasse de dinheiro a estas ONGs, que prestarão contas das suas ações.